REGULAMENTO GERAL
19º TORNEIO INTERCLASSE 2017
Capítulo
I – Objetivo:
Art.
1 A realização do 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018, pelo Colégio Anglo de Itajubá/MG,
visa:
a)
Promover e divulgar o espírito esportivo existente em nossos alunos;
b)
Incentivar e apoiar incondicionalmente o esporte sem qualquer distinção;
c)
Desenvolver entre os participantes o espírito esportivo, a cordialidade, o
companheirismo, o respeito e o trabalho em equipe.
d)
Realizar observação para a convocação da seleção que representará colégio em
torneios e eventos esportivos.
Capítulo
II – Da organização:
Art.
2 A organização do 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 será realizado pelos professores do Colégio Anglo e ficará a cargo das
seguintes comissões:
2.1 - Organizador Geral: Prof. Fábio Zacarias
2.2 - Comissão Disciplinar: Prof. Fábio Zacarias, Prof. Paulinho Fernandes e Prof.
Ralf Ramalho.
Art.
3 Compete a Organização Geral:
3.1-
Coordenar todas as ações necessárias à realização do evento;
3.2-
Cumprir e fazer cumprir o que dispõe este regulamento;
3.3-
Elaborar a tabela das competições.
Art.
4 Compete a Coordenação Disciplinar:
4.1 -
A apreciação e deliberação das sanções disciplinares;
4.2 -
Acompanhar todos todos pessoalmente.
Art. 5 - O 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 será disputado na forma deste regulamento e da tabela de jogos
composta de locais, datas e horários previamente definidos.
Art.
6 - A forma da competição deverá obedecer,
além destas normas, as regras da Confederação Brasileira de Futebol de Salão
(CBFS).
Capítulo
III - Da programação:
Art.
7 - O 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 será
realizado a partir de 12 de maio de 2018.
Art.
8 - A Tabela de Jogos é gerada automaticamente pelo
programa General Football Season with Fixtures Creator V1.1 onde
a ordem de entrega da ficha de inscrição determina a sequência das equipes.
Capítulo
IV – Das Inscrições
Art.
9 - Terão direito de participar do 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 todos
os alunos devidamente matriculados, do 1º colegial, 2º colegial e 3º colegial.
Além dos professores e funcionários do Colégio Anglo.
Art.
10 - As inscrições de deverão ser realizadas exclusivamente com o professor Fábio Zacarias e
contará no máximo oito (08)
aluno/atletas por equipe. As equipes podem acrescentar atletas, sem substituir nomes
ou trocar entre as equipes, durante a primeira fase (fase de classificação).
Art.
11 - O responsável pela equipe deverá entregar a ficha e
a taxa de inscrição para o Organizador Geral.
Art.
12 - As equipes ao formalizarem suas inscrições,
declaram ser conhecedoras deste Regulamento, comprometendo-se em cumpri-lo
integralmente.
Art.
13 - O atleta só poderá se inscrever por uma equipe.
Caso aconteça de uma equipe não ter o número suficiente para participar, este
poderá inscrever alunos do nono ano.
Art.
14 - Cada equipe deverá pagar uma taxa de R$ 40,00
por equipe.
14.1 - Este valor deverá
ser pago até dia 07/05/2017, visando o pagamento da premiação e outras despesas.
14.2 - Será divulgado em momento oportuno, a planilha de
prestação de contas das taxas de adesão e seus respectivos empregos.
14.3
– Ao acrescentar um atleta, após a entrega da ficha de inscrição, o mesmo não
pagará a taxa de inscrição, já que sua equipe já pagou.
14.4
– Em caso de desistência, após a entrega da ficha de inscrição, a taxa
recolhida não será devolvida.
Art. 15 - O atleta que não participar de pelo menos 50% dos jogos, não poderá participar do Interclasse subsequente.
Art. 15 - O atleta que não participar de pelo menos 50% dos jogos, não poderá participar do Interclasse subsequente.
SISTEMA DE DISPUTA
Art. 16 - A competição, com CINCO equipes, terá início em 13/05/2017 e as equipes jogarão entre si, em
turno único.
Art. 17 - Os
jogos serão disputados em 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos
corridos, com intervalo de 05 (cinco) minutos, de acordo com as regras vigentes
da modalidade.
Art. 18 - Se uma partida for
encerrada por falta do número mínimo legal de atletas (1 goleiro mais 2
atletas) determinado pelas regras da CBFS, à equipe que não tiver número mínimo de
atletas será considerada perdedora, somando-se os três pontos ganhos para a
equipe que tinha o número mínimo de atletas para continuidade da partida.
18.1 - Se nenhuma das duas equipes possuírem o número mínimo legal de atletas
para continuidade da partida, as duas serão consideradas perdedoras e nenhum
ponto ganho será atribuído às mesmas.
Art. 19 – O resultado registrado no encerramento da partida não será
alterado, mantendo-se o mesmo, apenas para fins de saldo de gols.
Art. 20 - Quando a partida for
interrompida e não puder ser reiniciada num prazo de 20 (trinta) minutos será
reiniciada do ponto em que parou, em dia e horários indicados pela Organização
Geral.
Art. 21 – Em caso de interrupção, será considerada finalizada a partida que já tenha alcançado dois terços do tempo total de jogo.
Art. 22 – Se
o adiamento da partida prejudicar a programação geral do evento, o encerramento
ou não desta será analisado pela Organização Geral.
Capítulo
VI – Da Classificação:
Art. 23 - Na fase de
grupos os times jogarão entre si, em turno único, classificando-se para a fase
seguinte todas as equipes.
Art. 24 – Os jogos
serão realizados aos sábados. Mas, caso seja necessário, poderá ter jogos
durante a semana, onde as equipes serão avisadas com antecedência.
Art.
25: Será conferida premiação de medalhas para o 1º e 2º
lugares.
Art.
26: Caso haja empate na classificação para a disputa
da semifinal serão observados os seguintes critérios de desempate:
1º
- Saldo de gols;
2º
- Gols prós;
3º
- Gols contra;
4º
- Número de cartões amarelos.
5º
- Confronto direto
6º
- Sorteio
Fase Semifinal
Art. 27 - Na Fase Semifinal
da competição as QUATRO equipes classificadas formarão DUAS chaves
com DOIS times em cada um, que se enfrentarão em turno único:
1º Colocado x 4º Colocado
2º Colocado x 3º Colocado
Parágrafo único - As equipes que terminaram em primeiro e segundo lugar na fase de classificação tem a vantagem do empate, e assim, passam para a final.
Fase Final
Art. 28 - Na Fase
Final da competição as DUAS classificadas, jogarão entre si, em turno
único;
Art. 29 – Em caso de
igualdade de uniforme das equipes nas Fases Semifinal e Final, fica
estabelecido que o time que tiver a melhor campanha por pontos ganhos terá o
direito de não usar coletes, caso seja necessário.
Art. 30 - Em caso de
empate, na final, o jogo será decidido nos pênaltis.
Art.
31 - A tolerância de quinze (15) minutos será
apenas para o primeiro jogo de cada rodada, contados a partir do horário
determinado na Tabela de Jogos, os quais o Árbitro dará o encerramento,
considerando a equipe ausente à causadora do W.O.:
31.1 - Quando ocorrer vitória por WO, além de 03 (três) pontos ganhos, será aplicado o escore convencional de 1x0 a favor do vencedor (equipe presente e/ou em condição de realizar a partida).
31.2 - Será aplicado o WO quando uma das equipes não se apresentar para o jogo ou se apresentar após o tempo de tolerância previsto de, no máximo quinze (15) minutos e por este motivo não se realizar a partida, salientando-se que além da penalidade referente aos pontos da partida, aplica-se ainda a pena pecuniária prevista.
31.3 - Aplicar-se-á também o resultado de WO, com escore convencional de 1x0 em favor do adversário, quando uma equipe ficar impossibilitada por qualquer meio de prosseguir na disputa da partida se o resultado no momento da paralisação estiver empatado. Porém, se a equipe vencedora por WO estiver perdendo ou empatando com consignação de tentos, no momento da paralisação, serão acrescidos gols, tantos quantos necessários, de forma que lhe seja assegurada a vitória pela diferença mínima de um (1) gol. Se a equipe que permanecer em quadra, em condições de jogo, estiver vencendo a partida, o resultado será aquele do momento da paralisação.
31.4 - Aplica-se também, o resultado de WO, com escore convencional de 1x0 para todas as equipes que já enfrentaram e/ou enfrentarão durante a competição. Consumando-se assim a eliminação da equipe da competição.
31.5 - As equipes, em cada jogo, devem tomar providencias com antecedência para evitar que as cores de seus uniformes, inclusive camisa de goleiro não coincidam com as da equipe adversária.
31.5 - As equipes, antes de seus jogos, devem informar a ausência de atletas com antecedência mínima de 72 horas, à Organização Geral, para que a mesma possa ter ciência do fato e remarcar o jogo.
31.5.1 - Para remarcar o jogo, ou a rodada, o número de ausentes com aviso prévio deve ser de mais de 3 atletas por equipe.
31.5.2 - O atleta que não avisar com a antecedência e a equipe não tiver o número mínimo para realização do jogo será punida com o WO.
31.7 - Caso haja semelhança entre camisas das equipes participantes, a equipe "visitante" do jogo, caberá à responsabilidade pela troca de camisas.
31.8 - A tolerância de quinze (15) minutos, prevalecerá apenas para o primeiro jogo. O(s) jogo(s) em sequência deve (rão) ter início quinze (15) minutos no máximo, após o encerramento do anterior, independente do horário constante na tabela. O aquecimento dos atletas deve ocorrer em outra dependência próxima. Ocorrendo atraso, a equipe estará sujeita ao WO.
30.9 - Em caso de WO, considerado injustificado, a equipe será eliminada, e todos seus jogos serão anulados; o clube, seus atletas, representantes, técnico, massagista e preparador físico, serão suspensos por 12 (doze) meses, sem direito de transferência para outro clube. Sendo WO o placar será definido como 1x0 para a equipe presente em quadra.
31.10 - A taxa de inscrição não será devolvida pois as premiações são compradas com esse dinheiro.
31.11 - O placar de 1x0 do WO será somente representativo para conclusão de súmula sendo este para o capitão da equipe. Não será validado para fins estatísticos (ex. artilharia).
31.1 - Quando ocorrer vitória por WO, além de 03 (três) pontos ganhos, será aplicado o escore convencional de 1x0 a favor do vencedor (equipe presente e/ou em condição de realizar a partida).
31.2 - Será aplicado o WO quando uma das equipes não se apresentar para o jogo ou se apresentar após o tempo de tolerância previsto de, no máximo quinze (15) minutos e por este motivo não se realizar a partida, salientando-se que além da penalidade referente aos pontos da partida, aplica-se ainda a pena pecuniária prevista.
31.3 - Aplicar-se-á também o resultado de WO, com escore convencional de 1x0 em favor do adversário, quando uma equipe ficar impossibilitada por qualquer meio de prosseguir na disputa da partida se o resultado no momento da paralisação estiver empatado. Porém, se a equipe vencedora por WO estiver perdendo ou empatando com consignação de tentos, no momento da paralisação, serão acrescidos gols, tantos quantos necessários, de forma que lhe seja assegurada a vitória pela diferença mínima de um (1) gol. Se a equipe que permanecer em quadra, em condições de jogo, estiver vencendo a partida, o resultado será aquele do momento da paralisação.
31.4 - Aplica-se também, o resultado de WO, com escore convencional de 1x0 para todas as equipes que já enfrentaram e/ou enfrentarão durante a competição. Consumando-se assim a eliminação da equipe da competição.
31.5 - As equipes, em cada jogo, devem tomar providencias com antecedência para evitar que as cores de seus uniformes, inclusive camisa de goleiro não coincidam com as da equipe adversária.
31.5 - As equipes, antes de seus jogos, devem informar a ausência de atletas com antecedência mínima de 72 horas, à Organização Geral, para que a mesma possa ter ciência do fato e remarcar o jogo.
31.5.1 - Para remarcar o jogo, ou a rodada, o número de ausentes com aviso prévio deve ser de mais de 3 atletas por equipe.
31.5.2 - O atleta que não avisar com a antecedência e a equipe não tiver o número mínimo para realização do jogo será punida com o WO.
31.7 - Caso haja semelhança entre camisas das equipes participantes, a equipe "visitante" do jogo, caberá à responsabilidade pela troca de camisas.
31.8 - A tolerância de quinze (15) minutos, prevalecerá apenas para o primeiro jogo. O(s) jogo(s) em sequência deve (rão) ter início quinze (15) minutos no máximo, após o encerramento do anterior, independente do horário constante na tabela. O aquecimento dos atletas deve ocorrer em outra dependência próxima. Ocorrendo atraso, a equipe estará sujeita ao WO.
30.9 - Em caso de WO, considerado injustificado, a equipe será eliminada, e todos seus jogos serão anulados; o clube, seus atletas, representantes, técnico, massagista e preparador físico, serão suspensos por 12 (doze) meses, sem direito de transferência para outro clube. Sendo WO o placar será definido como 1x0 para a equipe presente em quadra.
31.10 - A taxa de inscrição não será devolvida pois as premiações são compradas com esse dinheiro.
31.11 - O placar de 1x0 do WO será somente representativo para conclusão de súmula sendo este para o capitão da equipe. Não será validado para fins estatísticos (ex. artilharia).
Art.
32 Havendo coincidência ou muita semelhança de cor de
uniformes, será realizado sorteio, sendo a equipe perdedora obrigada a trocar
ou usar colete de uniforme. providenciado pela própria Coordenação Geral;
Das normas disciplinares:
Art.
33 - Fica eliminado do 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 :
33.1 - O atleta que tentar agredir ou revidar contra adversários, companheiros de
equipe, membros da arbitragem e membros da organização do evento;
33.2 - A equipe que tiver 04 (quatro) ou mais atletas expulsos em uma mesma partida;
33.3 - O atleta que se envolver em brigas e/ou discussões com adversários ou
companheiros de equipe dentro das dependências do Colégio ou fora destas num
raio de 500 (quinhentos) metros de distância do mesmo;
32.4 - O atleta que usar das mídias sociais para ofender, xingar ou qualquer outra atitude que tire o mérito esportivo, outros atletas, comissão organizadora e/ou arbitragem;
32.4 - O atleta que usar das mídias sociais para ofender, xingar ou qualquer outra atitude que tire o mérito esportivo, outros atletas, comissão organizadora e/ou arbitragem;
33.5 - O atleta que adentrar as dependências do jogo portando bebidas alcoólicas e/ou
acompanhar algum portador das mesmas.
Art.
34 - Atletas inscritos de forma irregular que
participarem de algum jogo, a equipe perderá os pontos ganhos na partida.
Art.
35 - Havendo coincidência ou muita semelhança de cor de
uniformes, será realizado sorteio, sendo a equipe perdedora obrigada a trocar
ou usar colete de uniforme, providenciado pela própria Organização Geral;
Art.
36 - Está automaticamente suspenso por
uma partida:
36.1 - O atleta que acumular 3 cartões amarelos;
36.2 - Os cartões amarelos não serão zerados para fase semifinal e final.
36.3. - O atleta que for punido com cartão vermelho (expulsão);
36.4 - Quando um
atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de
quadra com a exibição direta de cartão vermelho, serão considerados o cartão
amarelo e o cartão vermelho.
36.5 - Quando um
atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, receber o segundo
cartão amarelo, com a exibição consequente do cartão vermelho, será considerado
apenas o cartão vermelho.
36.6 - O atleta de uma
equipe citado em súmula por prática de irregularidade grave, mesmo sem ter sido
expulso, após avaliado pela comissão disciplinar;
36.7 - O atleta que ofender
ou reclamar de forma ostensiva, por gestos ou palavras membros da arbitragem.
Capítulo
IX – PREMIAÇÃO
Art.
37 – Aos atletas campeões e vice-campeões do Torneio
Interclasse serão entregues medalhas de ouro e prata e suas respectivas
premiações, exclusivamente, no dia da final do Torneio Interclasse.
37.1 - Caso
o aluno não compareça no dia da premiação, este terá 30 dias para retirar o
prêmio com o professor Fábio Zacarias.
37.2 - Os prêmios individuais são:
1. Melhor Goleiro
2. Artilheiro
3. Melhor Marcador
4. Jogador Mais Disciplinado
5. Melhor Jogador
6. Jogador Revelação
Critérios
de desempate
Válido
para todas as categorias: caso se verifiquem jogadores com o mesmo número de
votos no final da votação, o desempate para apurar o vencedor, será efetuado da
seguinte forma:
1.
Jogador com menos cartões vermelhos;
2.
Jogador com menos cartões amarelos;
3.
Sorteio aberto.
Formas
de votação:
Voto de todos os atletas do Interclasse Anglo:
Ponderação
de 80% no resultado final da votação
Voto da arbitragem:
Ponderação
de 20% no resultado final da votação
Art.
38 – “MELHOR GOLEIRO”
Será
destinado uma medalha para o goleiro que mais se
destacou a serviço de sua equipe durante o torneio.
Critérios
de avaliação:
1-
Maior número de jogos completos;
2
- Menor número de gols sofridos;
3 - Maior número de defesas
4 - Melhor técnica
3 - Maior número de defesas
4 - Melhor técnica
CRITÉRIOS
DE DESEMPATE:
O
desempate para apurar o vencedor será efetuado da seguinte forma:
1 - Goleiro com menos gols sofridos;
2
- Goleiro com mais minutos efetivos de jogo;
3
- Goleiro com menos cartões amarelos;
4
- Goleiro mais novo.
5
- Sorteio.
Art.
39 –“ARTILHEIRO”.
Será
destinado uma medalha ao aluno-atleta que marcou mais
gols.
CRITÉRIO
DE DESEMPATE:
Em
caso de empate na artilharia, entre 2 (dois) ou mais atletas, o desempate
far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação:
1.
Atleta que jogou o maior número de partidas;
2.
Atleta que recebeu menor número de cartões vermelhos;
3.
Atleta que recebeu menor número de cartões amarelos;
4.
Atleta de maior idade;
5.
Sorteio.
Art.
40 – “MELHOR MARCADOR”
Será
destinada uma medalha para o atleta que mais se
destacou, a serviço de sua equipe.
Critérios de avaliação:
1-
Maior número de jogos completos;
2
- Maior número de bolas roubadas;
3 - Menos número de faltas cometidas;
3 - Menos número de faltas cometidas;
4 - Melhor
técnica
CRITÉRIOS
DE DESEMPATE
O
desempate para apurar o vencedor será efetuado da seguinte forma:
1-
Maior número de partidas completas;
2-
Menor número de cartões amarelos;
3-
Menor número de cartões vermelhos.
Art.
41 –“MELHOR JOGADOR
Será
destinada uma medalha para o melhor atleta.
Critérios de
avaliação:
1-
Maior número de jogos completos;
2
- Maior número de dribles completos;
3 - Técnica
3 - Técnica
4 - Habilidade
Art.
42 –“JOGADOR MAIS DISCIPLINADO”
Será
destinada uma medalha para o jogador mais disciplinado.
Critérios de
avaliação:
1-
Maior número de jogos completos;
2
- Menor número de faltas cometidas;
3 - Respeito ao adversário
3 - Respeito ao adversário
4 - Fair Play
Art. 43 – "JOGADOR REVELAÇÃO"
Será
destinada uma medalha para o jovem jogador nascido em
2001/02
1- Maior número de jogos completos;
2
- Nascido em 2001 ou 2002
3
- Técnica
4
- Habilidade
Apuração dos votos:
Art. 44 – Para ser
confirmado o resultado final da votação, é necessário a obtenção de 51% de
votos dos atletas participantes.
UNIFORME DE JOGO
Art. 45 – As equipes
deverão apresentar-se uniformizadas. Não necessariamente deverão fazer um
uniforme, mas, não poderão jogar de colete.
45.1 - É obrigatório uso
da caneleira;
45.2 - É obrigatório o
uso da meião;
45.3 - É obrigatório o
uso de tênis de futsal;
45.4 - É proibido o
uso de brincos, pircing, colar, pulseiras, relógios
Capítulo IX -
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 46 - A Comissão
Organizadora não se responsabiliza por acidentes ou perdas, que possam ocorrer,
antes, durante ou após os jogos, com pessoas ligadas ou não aos jogos.
Art. 47 - A equipe é
responsável por todo o material da equipe incluindo uniforme (um e dois caso
seja possível).
Art. 48 - Em caso de desistência ou desligamento do aluno com o Colégio Anglo, o mesmo não poderá continuar disputando o Interclasse, já que não há mais vinculo do aluno com o Colégio.
48.1 - A equipe poderá fazer a substituição do aluno que saiu.
Art. 48 - Em caso de desistência ou desligamento do aluno com o Colégio Anglo, o mesmo não poderá continuar disputando o Interclasse, já que não há mais vinculo do aluno com o Colégio.
48.1 - A equipe poderá fazer a substituição do aluno que saiu.
Art. 49 - Qualquer reclamação
deverá ser entregue por escrito em ficha própria, em até 24 horas do fim da
partida, à Organização Geral.
Art. 50 - As dúvidas
posteriores deverão ser levadas à Organização Geral.