Regulamento

REGULAMENTO GERAL

19º TORNEIO INTERCLASSE 2017


Capítulo I – Objetivo: 

Art. 1 A realização do 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018, pelo Colégio Anglo de Itajubá/MG, visa:

a) Promover e divulgar o espírito esportivo existente em nossos alunos;
b) Incentivar e apoiar incondicionalmente o esporte sem qualquer distinção;
c) Desenvolver entre os participantes o espírito esportivo, a cordialidade, o companheirismo, o respeito e o trabalho em equipe.
d) Realizar observação para a convocação da seleção que representará colégio em torneios e eventos esportivos. 

Capítulo II – Da organização:

Art. 2 A organização do 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 será realizado pelos professores do Colégio Anglo e ficará a cargo das seguintes comissões:

2.1 - Organizador Geral: Prof. Fábio Zacarias
2.2 - Comissão Disciplinar: Prof. Fábio Zacarias, Prof. Paulinho Fernandes e Prof. Ralf Ramalho.

Art. 3 Compete a Organização Geral:
3.1- Coordenar todas as ações necessárias à realização do evento;
3.2- Cumprir e fazer cumprir o que dispõe este regulamento;
3.3- Elaborar a tabela das competições.

Art. 4 Compete a Coordenação Disciplinar:
4.1 - A apreciação e deliberação das sanções disciplinares;
4.2 - Acompanhar todos todos pessoalmente. 

Art. 5 - O 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 será disputado na forma deste regulamento e da tabela de jogos composta de locais, datas e horários previamente definidos. 

Art. 6 - A forma da competição deverá obedecer, além destas normas, as regras da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Capítulo III - Da programação:

Art. 7 - O 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 será realizado a partir de 12 de maio de 2018

Art. 8 -  A Tabela de Jogos é gerada automaticamente pelo programa General Football Season with Fixtures Creator V1.1 onde a ordem de entrega da ficha de inscrição determina a sequência das equipes.

Capítulo IV – Das Inscrições

Art. 9 -  Terão direito de participar do 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 todos os alunos devidamente matriculados, do 1º colegial, 2º colegial e 3º colegial. Além dos professores e funcionários do Colégio Anglo.

Art. 10 -  As inscrições de deverão ser realizadas exclusivamente com o professor Fábio Zacarias e contará no máximo oito (08) aluno/atletas por equipe. As equipes podem acrescentar atletas, sem substituir nomes ou trocar entre as equipes, durante a primeira fase (fase de classificação). 

Art. 11 -  O responsável pela equipe deverá entregar a ficha e a taxa de inscrição para o Organizador Geral.

Art. 12 -  As equipes ao formalizarem suas inscrições, declaram ser conhecedoras deste Regulamento, comprometendo-se em cumpri-lo integralmente.

Art. 13 -  O atleta só poderá se inscrever por uma equipe. Caso aconteça de uma equipe não ter o número suficiente para participar, este poderá inscrever alunos do nono ano.

Art. 14 - Cada equipe deverá pagar uma taxa de R$ 40,00 por equipe.
14.1 - Este valor deverá ser pago até dia 07/05/2017, visando o pagamento da premiação e outras despesas.
14.2 - Será divulgado em momento oportuno, a planilha de prestação de contas das taxas de adesão e seus respectivos empregos.
14.3 – Ao acrescentar um atleta, após a entrega da ficha de inscrição, o mesmo não pagará a taxa de inscrição, já que sua equipe já pagou.
14.4 – Em caso de desistência, após a entrega da ficha de inscrição, a taxa recolhida não será devolvida. 

Art. 15 - O atleta que não participar de pelo menos 50% dos jogos, não poderá participar do Interclasse subsequente. 

SISTEMA DE DISPUTA

Art. 16 - A competição, com CINCO equipes, terá início em 13/05/2017 e as equipes jogarão entre si, em turno único.

Art. 17 - Os jogos serão disputados em 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos corridos, com intervalo de 05 (cinco) minutos, de acordo com as regras vigentes da modalidade.

Art. 18 - Se uma partida for encerrada por falta do número mínimo legal de atletas (1 goleiro mais 2 atletas) determinado pelas regras da CBFS, à equipe que não tiver número mínimo de atletas será considerada perdedora, somando-se os três pontos ganhos para a equipe que tinha o número mínimo de atletas para continuidade da partida.

18.1 - Se nenhuma das duas equipes possuírem o número mínimo legal de atletas para continuidade da partida, as duas serão consideradas perdedoras e nenhum ponto ganho será atribuído às mesmas.

Art. 19 – O resultado registrado no encerramento da partida não será alterado, mantendo-se o mesmo, apenas para fins de saldo de gols.

Art. 20 - Quando a partida for interrompida e não puder ser reiniciada num prazo de 20 (trinta) minutos será reiniciada do ponto em que parou, em dia e horários indicados pela Organização Geral.

Art. 21 –  Em caso de interrupção, será considerada finalizada a partida que já tenha alcançado dois terços do tempo total de jogo.

Art. 22 –  Se o adiamento da partida prejudicar a programação geral do evento, o encerramento ou não desta será analisado pela Organização Geral.


Capítulo VI – Da Classificação:


Art. 23 - Na fase de grupos os times jogarão entre si, em turno único, classificando-se para a fase seguinte todas as equipes.

Art. 24 – Os jogos serão realizados aos sábados. Mas, caso seja necessário, poderá ter jogos durante a semana, onde as equipes serão avisadas com antecedência.

Art. 25: Será conferida premiação de medalhas para o 1º e 2º lugares.

Art. 26: Caso haja empate na classificação para a disputa  da semifinal serão observados os seguintes critérios de desempate:

1º - Saldo de gols;
2º - Gols prós;
3º - Gols contra;
4º - Número de cartões amarelos.
5º - Confronto direto
6º - Sorteio



Fase Semifinal

Art. 27 - Na Fase Semifinal da competição as QUATRO equipes classificadas formarão DUAS chaves com DOIS times em cada um, que se enfrentarão em turno único:

1º Colocado x 4º Colocado
2º Colocado x 3º Colocado

Parágrafo único - As equipes que terminaram em primeiro e segundo lugar na fase de classificação tem a vantagem do empate, e assim, passam para a final.


Fase Final 


Art. 28 - Na Fase Final da competição as DUAS classificadas, jogarão entre si, em turno único;

Art. 29 – Em caso de igualdade de uniforme das equipes nas Fases Semifinal e Final, fica estabelecido que o time que tiver a melhor campanha por pontos ganhos terá o direito de não usar coletes, caso seja necessário.

Art. 30 - Em caso de empate, na final, o jogo será decidido nos pênaltis.

Art. 31 - A tolerância de quinze (15) minutos será apenas para o primeiro jogo de cada rodada, contados a partir do horário determinado na Tabela de Jogos, os quais o Árbitro dará o encerramento, considerando a equipe ausente à causadora do W.O.:

31.1 - Quando ocorrer vitória por WO, além de 03 (três) pontos ganhos, será aplicado o escore convencional de 1x0 a favor do vencedor (equipe presente e/ou em condição de realizar a partida).

31.2 - Será aplicado o WO quando uma das equipes não se apresentar para o jogo ou se apresentar após o tempo de tolerância previsto de, no máximo quinze (15) minutos e por este motivo não se realizar a partida, salientando-se que além da penalidade referente aos pontos da partida, aplica-se ainda a pena pecuniária prevista.

31.3 - Aplicar-se-á também o resultado de WO, com escore convencional de 1x0 em favor do adversário, quando uma equipe ficar impossibilitada por qualquer meio de prosseguir na disputa da partida se o resultado no momento da paralisação estiver empatado. Porém, se a equipe vencedora por WO estiver perdendo ou empatando com consignação de tentos, no momento da paralisação, serão acrescidos gols, tantos quantos necessários, de forma que lhe seja assegurada a vitória pela diferença mínima de um (1) gol. Se a equipe que permanecer em quadra, em condições de jogo, estiver vencendo a partida, o resultado será aquele do momento da paralisação.

31.4 - Aplica-se também, o resultado de WO, com escore convencional de 1x0 para todas as equipes que já enfrentaram e/ou enfrentarão durante a competição. Consumando-se assim a eliminação da equipe da competição.

31.5 - As equipes, em cada jogo, devem tomar providencias com antecedência para evitar que as cores de seus uniformes, inclusive camisa de goleiro não coincidam com as da equipe adversária.


31.5 - As equipes, antes de seus jogos, devem informar a ausência de atletas com antecedência mínima de 72 horas, à Organização Geral, para que a mesma possa ter ciência do fato e remarcar o jogo. 
31.5.1 - Para remarcar o jogo, ou a rodada, o número de ausentes com aviso prévio deve ser de mais de 3 atletas por equipe.
31.5.2 - O atleta que não avisar com a antecedência e a equipe não tiver o número mínimo para realização do jogo será punida com o WO.

31.7 - Caso haja semelhança entre camisas das equipes participantes, a equipe "visitante" do jogo, caberá à responsabilidade pela troca de camisas.

31.8 - A tolerância de quinze (15) minutos, prevalecerá apenas para o primeiro jogo. O(s) jogo(s) em sequência deve (rão) ter início quinze (15) minutos no máximo, após o encerramento do anterior, independente do horário constante na tabela. O aquecimento dos atletas deve ocorrer em outra dependência próxima. Ocorrendo atraso, a equipe estará sujeita ao WO.

30.9 - Em caso de WO, considerado injustificado, a equipe será eliminada, e todos seus jogos serão anulados; o clube, seus atletas, representantes, técnico, massagista e preparador físico, serão suspensos por 12 (doze) meses, sem direito de transferência para outro clube. Sendo WO o placar será definido como 1x0 para a equipe presente em quadra.

31.10 - A taxa de inscrição não será devolvida pois as premiações são compradas com esse dinheiro. 

31.11 - O placar de 1x0 do WO será somente representativo para conclusão de súmula sendo este para o capitão da equipe. Não será validado para fins estatísticos (ex. artilharia).

Art. 32 Havendo coincidência ou muita semelhança de cor de uniformes, será realizado sorteio, sendo a equipe perdedora obrigada a trocar ou usar colete de uniforme. providenciado pela própria Coordenação Geral;

Das normas disciplinares:

Art. 33 - Fica eliminado do 20º TORNEIO INTERCLASSE 2018 :

33.1 - O atleta que tentar agredir ou revidar contra adversários, companheiros de equipe, membros da arbitragem e membros da organização do evento;
33.2 - A equipe que tiver 04 (quatro) ou mais atletas expulsos em uma mesma partida;
33.3 - O atleta que se envolver em brigas e/ou discussões com adversários ou companheiros de equipe dentro das dependências do Colégio ou fora destas num raio de 500 (quinhentos) metros de distância do mesmo;
32.4 - O atleta que usar das mídias sociais para ofender, xingar ou qualquer outra atitude que tire o mérito esportivo, outros atletas, comissão organizadora e/ou arbitragem;
33.5 - O atleta que adentrar as dependências do jogo portando bebidas alcoólicas e/ou acompanhar algum portador das mesmas.

Art. 34 - Atletas inscritos de forma irregular que participarem de algum jogo, a equipe perderá os pontos ganhos na partida.

Art. 35 - Havendo coincidência ou muita semelhança de cor de uniformes, será realizado sorteio, sendo a equipe perdedora obrigada a trocar ou usar colete de uniforme, providenciado pela própria Organização Geral;


Art. 36 - Está automaticamente suspenso por uma partida:

36.1 - O atleta que acumular 3 cartões amarelos;

36.2 - Os cartões amarelos não serão zerados para fase semifinal e final.
36.3. - O atleta que for punido com cartão vermelho (expulsão);
36.4 - Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de quadra com a exibição direta de cartão vermelho, serão considerados o cartão amarelo e o cartão vermelho. 
36.5 - Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, receber o segundo cartão amarelo, com a exibição consequente do cartão vermelho, será considerado apenas o cartão vermelho.
36.6 - O atleta de uma equipe citado em súmula por prática de irregularidade grave, mesmo sem ter sido expulso, após avaliado pela comissão disciplinar;
36.7 - O atleta que ofender ou reclamar de forma ostensiva, por gestos ou palavras membros da arbitragem.

Capítulo IX – PREMIAÇÃO

Art. 37 – Aos atletas campeões e vice-campeões do Torneio Interclasse serão entregues medalhas de ouro e prata e suas respectivas premiações, exclusivamente, no dia da final do Torneio Interclasse.

37.1 - Caso o aluno não compareça no dia da premiação, este terá 30 dias para retirar o prêmio com o professor Fábio Zacarias. 


37.2 - Os prêmios individuais são: 
1.            Melhor Goleiro
2.            Artilheiro
3.            Melhor Marcador
4.            Jogador Mais Disciplinado
5.            Melhor Jogador
6.            Jogador Revelação


Critérios de desempate

Válido para todas as categorias: caso se verifiquem jogadores com o mesmo número de votos no final da votação, o desempate para apurar o vencedor, será efetuado da seguinte forma:

1. Jogador com menos cartões vermelhos;
2. Jogador com menos cartões amarelos;
3. Sorteio aberto.

Formas de votação:

Voto de todos os atletas do Interclasse Anglo:
Ponderação de 80% no resultado final da votação

Voto da arbitragem:
Ponderação de 20% no resultado final da votação




Art. 38 – “MELHOR GOLEIRO”

Será destinado uma medalha para o goleiro que mais se destacou a serviço de sua equipe durante o torneio.

Critérios de avaliação:

1- Maior número de jogos completos;
2 - Menor número de gols sofridos;
3 - Maior número de defesas
4 - Melhor técnica


CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

O desempate para apurar o vencedor será efetuado da seguinte forma: 

1 - Goleiro com menos gols sofridos;
2 - Goleiro com mais minutos efetivos de jogo;
3 - Goleiro com menos cartões amarelos;
4 - Goleiro mais novo.
5 - Sorteio.


Art. 39 –“ARTILHEIRO”.

Será destinado uma medalha ao aluno-atleta que marcou mais gols.


CRITÉRIO DE DESEMPATE:

Em caso de empate na artilharia, entre 2 (dois) ou mais atletas, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação: 

1. Atleta que jogou o maior número de partidas; 
2. Atleta que recebeu menor número de cartões vermelhos; 
3. Atleta que recebeu menor número de cartões amarelos; 
4. Atleta de maior idade; 
5. Sorteio. 

Art. 40 – “MELHOR MARCADOR” 

Será destinada uma medalha para o atleta que mais se destacou, a serviço de sua equipe.

Critérios de avaliação:

1- Maior número de jogos completos;
2 - Maior número de bolas roubadas;
3 - Menos número de faltas cometidas;
4 - Melhor técnica 

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

O desempate para apurar o vencedor será efetuado da seguinte forma:

1- Maior número de partidas completas;
2- Menor número de cartões amarelos;
3- Menor número de cartões vermelhos.


Art. 41 –“MELHOR JOGADOR

Será destinada uma medalha para o melhor atleta.

Critérios de avaliação:

1- Maior número de jogos completos;
2 - Maior número de dribles completos;
3 - Técnica
4 -  Habilidade


Art. 42 –“JOGADOR MAIS DISCIPLINADO”

Será destinada uma medalha para o jogador mais disciplinado.

Critérios de avaliação:

1- Maior número de jogos completos;
2 - Menor número de faltas cometidas;
3 - Respeito ao adversário
4 - Fair Play

Art. 43 – "JOGADOR REVELAÇÃO" 

Será destinada uma medalha para o jovem jogador nascido em 2001/02

1- Maior número de jogos completos;
2 - Nascido em 2001 ou 2002 
3 - Técnica
4 -  Habilidade

Apuração dos votos:

Art. 44 – Para ser confirmado o resultado final da votação, é necessário a obtenção de 51% de votos dos atletas participantes.


UNIFORME DE JOGO 


Art. 45 – As equipes deverão apresentar-se uniformizadas. Não necessariamente deverão fazer um uniforme, mas, não poderão jogar de colete.

45.1 - É obrigatório uso da caneleira; 
45.2 - É obrigatório o uso da meião; 
45.3 - É obrigatório o uso de tênis de futsal;
45.4 - É proibido o uso de brincos, pircing, colar, pulseiras, relógios 


Capítulo IX - DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 46 - A Comissão Organizadora não se responsabiliza por acidentes ou perdas, que possam ocorrer, antes, durante ou após os jogos, com pessoas ligadas ou não aos jogos.

Art. 47 - A equipe é responsável por todo o material da equipe incluindo uniforme (um e dois caso seja possível).

Art. 48 - Em caso de desistência ou desligamento do aluno com o Colégio Anglo, o mesmo não poderá continuar disputando o Interclasse, já que não há mais vinculo do aluno com o Colégio. 
48.1 - A equipe poderá fazer a substituição do aluno que saiu.

Art. 49 - Qualquer reclamação deverá ser entregue por escrito em ficha própria, em até 24 horas do fim da partida, à Organização Geral.

Art. 50 - As dúvidas posteriores deverão ser levadas à Organização Geral.